Montalegre | Mundial Rallycross - 7/8 setembro

08 Setembro 2024

O Circuito Internacional de Montalegre volta a integrar o Campeonato do Mundo FIA de Ralicross, o World RX, num evento em formato de jornada dupla, marcado para 7 e 8 de setembro. A prova portuguesa, que também continua a fazer parte do Campeonato da Europa de Ralicross, recebe uma das cinco jornadas do calendário mundial, divulgado pela FIA, que também inclui provas na Suécia, Hungria, Bélgica e Austrália. Nova era do World RX vai colocar os carros elétricos e a combustão lado a lado, num espetáculo inédito.

431175376_792233416264482_6386486306563737751_n

Palco da primeira prova de sempre do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross, há precisamente uma década, o Circuito Internacional de Montalegre volta a ser escolhido pela FIA e pelo promotor do World RX para receber a elite da modalidade. Será no fim de semana de 7 e 8 de setembro, que a pista barrosã receberá uma jornada dupla do Campeonato do Mundo, incluindo a estreia em Portugal da categoria RX2e (com carros elétricos idênticos entre si, do tipo 'troféu'), e também do Campeonato da Europa de RX1 (Supercars) e RX3 (S1600), com os sonoros carros a gasolina. Mas um dos grandes motivos de interesse do World RX este ano é a inclusão dos Supercars a gasolina - com combustíveis mais sustentáveis - na mesma grelha dos RX1e totalmente elétricos, numa espetacular 'batalha de tecnologias', que vai conferir um novo impulso à categoria-rainha.
No Europeu de RX3, também se espera a presença massiva de pilotos portugueses, alguns deles com a ambição a disputar todo o Campeonato da Europa, como são os casos de João Ribeiro e André Sousa.
O calendário aprovado hoje no Conselho Mundial da FIA inclui jornadas duplas do Mundial na Suécia, Hungria, Bélgica e Portugal, além de uma estreia absoluta na Austrália, que recebe o fecho do campeonato, no final de novembro. A FIA e o promotor do World RX também estão a ultimar uma prova na Ásia, depois da ronda em Hong Kong, no ano passado. Já o Campeonato da Europa vai começar no histórico circuito de Essay, em França.
Recorde-se que, além do sucesso desportivo ao longo dos anos, o Circuito Internacional de Montalegre tornou-se em 2023 a primeira pista de Ralicross do mundo a receber a certificação ambiental máxima da FIA (três estrelas).

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«Estamos, mais uma vez, entre a elite do desporto automóvel mundial e, como barrosã, é bom perceber como uma vila do interior Norte do país recebe, ano após ano, os mais rasgados elogios de pilotos, equipas e organização de um Campeonato do Mundo FIA, um dos poucos que se realiza em Portugal. Espero voltar a receber milhares de adeptos portugueses e espanhóis em Montalegre no mês de setembro, para voltarmos a promover o nosso território e as nossas potencialidades através de um evento de referência.»

Arne Dirks | Diretor-geral do Rallycross Promoter GmbH
«Com uma mistura de eventos tradicionais tão populares entre os fãs, como Höljes, Montalegre e Mettet, uma promoção merecida de Nyirad após dois excelentes eventos do Europeu, uma estreia absoluta na Austrália e um regresso a França, temos um calendário global e verdadeiramente espetacular para os pilotos e adeptos.»

CIRCUITO INTERNACIONAL DE MONTALEGRE

Considerado um dos melhores traçados de Rallycross do mundo, o Circuito Internacional de Montalegre recebeu o Europeu FIA de Rallycross a partir de 2007 e foi palco da primeira prova de sempre do Mundial FIA de Rallycross, em 2014. Recebeu o Mundial de Supermoto S1GP em 2019, tal como a série internacional FIA TitansRX Rallycross. Desde 1999 recebe provas dos Campeonatos de Portugal de Ralicross, Kartcross, Super Buggy, Camião Racing, Drift e Supermotard.

MEMÓRIA

2023. Mundial Rallycross - Johan Kristoffersson
2022. Mundial Rallycross - Niclas Grönholm (2.º Dia)
2022. Mundial Rallycross - Johan Kristoffersson (1.º Dia)