Quinta da Veiga | Novas culturas (Trigo-sarraceno e Colza)

23 Abril 2024

À luz de um protocolo entre o Centro de Investigação de Montanha (CIMO), através do IPB (Instituto Politécnico de Bragança), com a Coopbarroso, foram introduzidas duas novas culturas na Quinta da Veiga, Montalegre: trigo-sarraceno (planta com grãos comestíveis, semelhantes aos grãos dos cereais, sendo ricos em rutina) e Colza (planta da família das couves cujas sementes é extraído o chamado óleo de colza, utilizado também na produção de biodiesel). A par da batata e do centeio, há agora novas experiências que vão ser estendidas por um período mínimo de três sementeiras. Este trabalho é alvo de tese de doutoramento. A vice-presidente do Município de Montalegre, Ana Isabel Dias, testemunhou o arranque dos trabalhos.

TRIGO-SARRACENO

Trigo-sarraceno (Fagopyrum esculentum), também chamado de trigo-mourisco, é uma planta da família Polygonaceae. Os grãos do trigo-sarraceno são comestíveis e parecem-se aos grãos dos cereais, sendo ricos em rutina, mas são, na verdade, sementes de um fruto aparentado com o ruibarbo e as azedas. Para ser consumido, a casca exterior deve ser removida, um processo que exige equipamento próprio de moagem, devido à sua forma pouco habitual. É considerado energizante e nutritivo, apresenta altas quantidades de farelo, disponível quer nas variedades leve ou integral, com a variedade integral mais nutritiva. Uma vez que o trigo-sarraceno não contém glúten, é apto para uma dieta celíaca. Apresenta mais proteína do que o arroz, trigo ou milho, fonte de proteínas e de ferro.

COLZA

Colza é uma planta da família das brassicáceas (couves), pertencente ao tipo fisionómico dos caméfitos. Das sementes desta espécie é extraído o chamado óleo de colza, utilizado também na produção de biodiesel. As folhas desta planta servem também de forragem para o gado (cultivada em muitos países) por virtude do seu alto conteúdo em lipídios e conteúdo médio em proteínas. As sementes da colza são usadas para alimentar pássaros. A planta é uma oleaginosa anual de inverno ou primavera que pode alcançar até 30 centímetros de altura, com uma raiz longa e fina.

quinta_da_veiga__novas_culturas___1_
quinta_da_veiga__novas_culturas___2_