Eleições Europeias 2024 | 9 junho

09 Junho 2024

Entre 6 e 9 de junho, os eleitores europeus são chamados às urnas para escolher os 720 deputados ao Parlamento Europeu (PE), eleitos por 5 anos. Os eurodeputados representam os cidadãos europeus no PE. Portugal elege 21 deputados e as eleições são a 9 de junho. O seu voto tem impacto direto na política da UE durante a legislatura 2024-2029. A partir dos 18 anos de idade, todas as pessoas têm direito de voto. É possível votar no estrangeiro.
A legislação eleitoral, em determinadas condições, permite-lhe votar antecipadamente. Para tal, deverá inscrever-se, no período adequado, selecionando a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação. Deve manifestar essa intenção à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, por via postal ou por meio eletrónico em AQUI.

Como posso saber o meu local de voto?
:: Pode obter essa informação, na semana anterior ao ato eleitoral:
:: na Junta de Freguesia;
:: na Câmara Municipal;
:: através da Internet Consulta dos cadernos de recenseamento
:: SMS (escreva a seguinte msg: RE nº de Identificação civil sem check digito data de nascimento AAAAMMDD exemplo: RE 1444880 19531007 e marque 3838).

VOTO ANTECIPADO

A legislação eleitoral, em determinadas condições, permite-lhe votar antecipadamente. Para tal, deverá inscrever-se, no período adequado, selecionando a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação. Deve manifestar essa intenção à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, por via postal ou por meio eletrónico em AQUI

DOCUMENTAÇÃO

ELEIÇÕES EUROPEIAS 2024 (9 JUNHO) - Desdobramento (Mesas Voto em Mobilidade)