Biblioteca Sensível

14 Abril 2005
Projecto de itinerância reuniu muitas crianças em volta de histórias de encantar
Um projecto que cumpriu todas as expectativas. Muita animação e muitos sorrisos arrancados à pequenada (crianças dos jardins de infância de Montalegre). Foi assim que decorreu uma ideia que nasceu no âmbito do programa Itinerâncias Culturais e em parceria com o IPLB (Instituto Português do Livro e das Bibliotecas).
"A Biblioteca Sensível" é «um projecto de itinerância que tem por objectivo promover o livro e a leitura, através da exploração não convencional do livro enquanto objecto, junto das crianças (dos 4 aos 8 anos)». Estamos perante «um encontro entre contadores e crianças onde se tenta, com a manipulação dos objectos, reciclar o seu sentido comum e reinventar novas formas de ler».
Assim sendo, «nas prateleiras desta biblioteca habitam livros fantásticos feitos de pão, folhas, madeira, vento, contendo histórias surreais, animadas pelo gesto e voz dos seus contadores. As mais estranhas histórias saem dos livros mais incríveis».
Esta biblioteca pode ser vista em escolas, bibliotecas públicas, museus, feiras do livro e em outros locais culturais.

Biblioteca Sensível