'Reis de palmo e meio' na Câmara

06 Janeiro 2009
Alunos do Agrupamento de Escolas de Montalegre visitaram instalações da Câmara de Montalegre alegrando o edifício com várias cantorias alusivas aos "Reis". Comitiva foi recebida pelo Presidente do Município, Fernando Rodrigues.
O edifício da Câmara Municipal de Montalegre foi hoje "invadido" por dezenas de crianças pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Montalegre. Como é da praxe, neste dia, o "Cantar dos Reis" motiva docentes e alunos em volta de uma tradição que continua viva neste concelho.
Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara de Montalegre, acompanhado pela vereadora da educação, Fátima Fernandes, não faltou à chamada. O edil não escondeu a satisfação por ver tanta alegria no edifício da autarquia: «é com muito gosto que recebemos estas crianças numa tradição que, felizmente, continua presente na nossa terra».

TRADIÇÃO
EXPLICADA

Hoje é Dia de Reis Magos, Festa de Reis ou, mais tecnicamente, Epifania. Mas, o que exactamente significa essa data e a celebração ligada à ela? Segundo a Igreja, «é o dia em que Jesus se manifesta para outros povos». Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém. Diz a tradição que foi nesse dia que os Reis Magos viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus que havia nascido há pouco. Segundo a Bíblia, tendo Jesus nascido em Belém, no tempo do Rei Herodes, os Magos do Oriente chegaram a Jerusalém perguntando: "Onde está o Rei dos Judeus, recém-nascido? Vimos a sua estrela e viemos adorá-lo". A designação "Mago" era dada, entre os orientais, à classe dos sábios ou eruditos. Ignora-se a proveniência dos Reis Magos, mas supõe-se que fossem da Arábia, tendo em conta os presentes ofertados ao Menino Jesus: ouro, incenso e mirra, isto é, prendas que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade do novo Rei.
Segundo a tradição, um era negro (africano), o outro branco (europeu) e o terceiro moreno (assírio ou persa) e representavam toda a humanidade conhecida daquela época. Quanto aos nomes dos três, os entendidos defendem que tudo são suposições sem base histórica ou bíblica. Foi Beda, um cronista inglês que viveu entre 673 e 735 d.C., quem deu nome aos magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.
"Reis de palmo e meio" na Câmara