Obras | Centro de Saúde de Montalegre e polo de Salto recebem financiamento

cddd3b66_1407_4e6a_a725_fe8b560b0160
07 Junho 2024

A presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, marcou presença na cerimónia de assinatura de contratos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) relativos à construção e requalificação de centros de saúde, ocorrida na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). No que concerne ao concelho, o Centro de Saúde de Montalegre vai ser requalificado com uma verba de um milhão de euros, bem como o polo de Salto com um valor de 150 mil euros.

Como anunciámos em abril último, o Centro de Saúde de Montalegre - no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - vai sofrer obras de vulto que passam não só pela requalificação do espaço como potenciam o aumento da eficiência energética, cumprindo planos de contingência e assegurando uma melhor acessibilidade, segurança e conforto dos utentes. O investimento, inicialmente previsto para 350 mil euros, foi fixado em um milhão de euros depois do executivo ter feito uma série de reivindicações para uma intervenção mais profunda neste equipamento. O polo de Salto, que passará a dispor de um "gabinete dentista" e da valência de fisioterapia, a ser garantidos pela autarquia, será também objeto de intervenção com o alargamento previsto para acolher estes novos serviços.

PRR EM EXECUÇÃO

A cerimónia, ocorrida na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), contou com as presenças dos ministros da Saúde (Ana Paula Martins) e da Coesão Territorial (Manuel Castro Almeida) que presidiram à assinatura dos contratos para construção ou requalificação de 193 centros de saúde, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no Norte e Centro do país. O objetivo é acelerar a execução do PRR e tentar garantir que dois mil milhões de euros em obras são colocados no terreno até ao outono. Na nota governanmental pode ler-se que «estão em causa 193 projetos (141 no Norte e 52 no Centro), que envolvem 89 municípios e duas entidades o Serviço Nacional de Saúde (ULS Nordeste e ARS Centro), num total de 196,7 milhões de euros de investimento». Lembrar que Portugal comprometeu-se com Bruxelas, no âmbito do PRR, criar 124 novos centros de saúde familiares e a requalificar 347 unidades já existentes, com investimentos de 272,8 milhões de euros e de 274,9 milhões de euros, respetivamente. No total, o investimento supera os 547 milhões de euros.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi uma cerimónia importante que contou com as presenças da Ministra da Saúde e do Ministro da Coesão Territorial. Ao mesmo tempo que se fez a assinatura destes contratos fez-se, também, a sua homologação. Estamos agora em condições de fazer o concurso que vai permitir requalificar o nosso Centro de Saúde bem como beneficiar o polo de Salto. Esta intervenção era demandada há muito tempo. O governo anterior inscreveu nas verbas do PRR esta intervenção. Estamos a falar de um milhão de euros para o Centro de Saúde de Montalegre e 150 mil euros para o polo de Salto. Isto vai permitir que os profissionais de saúde tenham mais condições para exercer a sua profissão e, acima de tudo, vai dar mais conforto para os utentes que procuram e necessitam destes espaços. A somar a isto, estas intervenções vão permitir que novas valências e novos serviços de saúde sejam criados. Refiro-me à "cadeira-dentista" e também perspetivamos a fisioterapia. Isto, para já. No futuro estão perspetivadas outras valências que poderemos trazer para Montalegre e Salto no âmbito da prestação de cuidados básicos de saúde. A Câmara de Montalegre sente-se muito honrado por fazer parte e participar deste esforço coletivo.»