'A Visita'

28 Novembro 2008
Salto e Montalegre recebem espectáculo "A Visita". Um trabalho que promete dar mais visibilidade ao concelho de Montalegre. Conhecido actor Pedro Giestas é cabeça de cartaz.
O espectáculo "A Visita" vai estar no concelho de Montalegre nos dias 28 (Salto) e 29 (Montalegre) deste mês dando sequência ao trabalho de pesquisa que o actor Pedro Giestas fez recentemente pelo concelho, como oportunamente noticiamos. Contudo, no dia 27, Pedro Giestas participa, em Salto, nas III Jornadas Culturais de Barroso onde o tema desertificação é abordado.
O espectáculo “A Visita” «é uma co-produção com o Teatro Invisível (de Lisboa) no seguimento de parcerias e residências artísticas promovidas pelo CCPL. Um espectáculo construído com linguagem teatral experimental, que tem como base dramatúrgica os elementos da tradição rural, o resgate de costumes, tradições e falares, o universo poético do popular, transportado para a ficção do teatro numa linguagem contemporânea. O imaginário de um homem esquecido numa aldeia de Portugal, interpretado pelo actor Pedro Giestas. A história imaginada de um “António”, sobrevivente numa aldeia deserta. A memória desse António, testemunho do vazio. António abandonado, aquele que ficou esquecido. A terra deserta, a tradição deserta. A identidade esquecida. “António”, mesmo sem ser explícito, denuncia a perda da nossa identidade cultural, no conflito entre a tradição e a modernidade. António, é feito de memórias, sonhos, saudade, raiva e vontade. A luta patética que trava com o invisível da própria vida, a comédia e a loucura da sua resistência, são os principais condimentos utilizados na construção deste espectáculo».

OBJECTIVOS

É intenção deste espectáculo «desafiar os preconceitos do mundo artístico contemporâneo, para com o teatro que se referencia na cultura popular. Emocionante, divertido, poético, patético, mágico. Um espectáculo para todos os públicos amantes do bom teatro. Com “A VISITA” queremos chamar a atenção para a problemática do Homem, diante da desertificação das aldeias, o abandono de uma cultura com identidade própria, o esquecimento daquilo que somos».

FICHA TÉCNICA

Texto e encenação: Moncho Rodriguez
Interpretação: Pedro Giestas
Música: Narciso Fernandes
Iluminação e som: Joana Veloso / Ramon Barreto / Cândido Miranda
Figurinos: Marília Martins / Lurdes Dourado
Cenários e adereços: Lino Gonçalves / Luís Direito / Bruno Cunha – Equipa do CCPL
Programação: Joana Veloso
Produção executiva: Paulo Reis
Co-Produção: Teatro Invisível
Coordenação de Pesquisa: Ana Gonçalves
Apoio na Pesquisa: Técnicos da Câmara Municipal de Montalegre
Fotografia: Ana Gonçalves / Rui Pitães
Imagem: Tamanho Real
Produção: Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso
Parceiros: Câmaras Municipais de Amares, Cabeceiras de Basto, Fafe, Montalegre, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vila Verde
Público: a partir dos 12 anos. Recomendado também para públicos escolares a partir do 10º ano.
Duração: 1h15

PEDRO GIESTAS

O actor Pedro Giestas possui o curso de Formação de Actores do Conservatório Nacional, no ano de 1995 e licenciou-se em Teatro e Educação pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em 2000.
Conta com inúmeros projectos na área do teatro, cinema e televisão. Destaca os trabalhos com os encenadores Carlos Avilez, Ricardo Pais, Ana Nave, Maria Emília Correia, Maria Céu Guerra, Mário Viegas, Juvenal Garcês, Rui Mendes, Almeno Gonçalves.
O seu percurso profissional é também marcado por varias encenações, declamação de poesia, formação de actores ao nível da interpretação e movimento e pela fundação de dois grupos de teatro.
Mais recentemente, criou o Teatro Invisível com o qual iniciou a criação de novas dramaturgias, cujo primeiro resultado é Bululú, espectáculo e encenação de Moncho Rodriguez. Com este criador, tem vindo a manter uma parceria profissional que resultou em espectáculos, como o Castelo das Paixões e O Donzel do Cavaleiro Dom Quixote.

27 Novembro

15h00 - Atelier de teatro na Escola do Baixo Barroso (Venda Nova)
21h00 - III Jornadas Culturais do Barroso com o Tema - "A Desertificação da Região"
- Presidente da Câmara Municipal de Montalegre - Fernando Rodrigues