Salto | 'Presépio Vivo' 2017

25 Dezembro 2017

Cerca de 120 participantes distribuídos por mais de duas dezenas de cenários na zona histórica de Salto, concelho de Montalegre, deram vida a uma história sempre antiga e sempre muito atual, o presépio. Os visitantes puderam observar os artesãos na execução de vários ofícios: o ferreiro, o sapateiro, o serrador, os camponeses, a tecedeira, a padeira, o comerciante, o ciclo do linho, entre outros cenários da época, e, claro, a família de Nazaré. O mau tempo que se fez sentir levou a organização a repetir a recriação no dia sete de Janeiro.

Depois do almoço em família,na tarde do dia de Natal, a população de Salto voltou a dar vida ao evento que retrata a tradição cristã. Pelo segundo ano consecutivo a comunidade mostrou união e entusiasmo e pelas ruas históricas apareceram os soldados romanos, os comerciantes, ferreiros e carpinteiros, as padeiras, o anjo que anuncia nascimento de Jesus num estábulo com ovelhas e pastores, José, Maria e o menino recém-nascido.

COMUNIDADE ENVOLVIDA

Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, destacou «a dinâmica desenvolvida pelo pároco local, envolvendo a comunidade de toda a freguesia». Apesar do mau tempo, a recriação contou com «a persistência da população das várias faixas etárias que mostrou muito entusiasmo», sublinhou o autarca.
Para Pedro Rei, pároco da freguesia e mentor da iniciativa, referiu que o principal objetivo «é envolver a comunidade na construção de algo relacionado com o património cultural e social de Salto e apesar da chuva que se fez sentir ninguém faltou à chamada».
SALTO - Presépio Vivo 2017