Batata de Semente | Impulso à comercialização

06 Novembro 2019

Decorreu no salão nobre da autarquia de Montalegre, uma reunião entre o município, a Coopbarroso e o INORDE (Instituto para o Desenvolvimento Económico de Ourense), com vista à comercialização da batata de semente. Uma parceria que faz parte da programação da próxima campanha de produção. O próximo passo é dar visibilidade a esta parceria. Para tal, ainda este mês, a batata de semente do concelho irá estar patente na Expolimia, em Xinzo de Limia (Espanha).

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Esta reunião pretende dar continuidade ao trabalho de parceria no sentido de ampliar o desígnio da produção da batata de semente do concelho. Somos o único concelho do país que está homologado e tem capacidade para a produção de batata de semente. Ao abraçarmos este desígnio, estamos a muscular a nossa identidade, a dar sustentabilidade ao território e a contribuir para o PIB (Produto Interno Bruto Nacional), evitando que se canalize, para o exterior, as divisas que tanto precisamos para viver. É um desígnio sério que deve ser assumido pelos produtores e que queiram associar-se a esta dinâmica. Visa estabelecer canais de cooperação tendo em vista que o INORDE consiga assumir a nossa produção. A instituição faz a articulação com os produtores da zona de Xinzo de Limia (Espanha). É uma região rica nessa produção, mas que importa a semente da Polónia e da Irlanda. Estamos a posicionarmo-nos para fazer contratos de escoamento em quantidade. Queremos produzir com a garantia de escoamento e estamos a trabalhar os valores que serão posteriormente apresentados aos produtores. Estamos a trabalhar com seriedade e rigor num desígnio muito nosso e para a sustentabilidade do território».

Nuno Sousa | Presidente da Coopbarroso
«Esta reunião vem no sentido da programação da próxima campanha de produção de batata de semente. Temos ótimas condições para isso e a instituição também tem isso em consideração. Também nos darão apoio na área da produção. Estamos a pensar na rentabilidade da produção dos nossos agricultores. Estamos a pensar em diversas áreas. Falamos de outros tipos de comercialização. Estamos, também, a criar um agrupamento de baldios. Queres apoiar o mais possível e fixar jovens na atividade agrícola. A Coopbarroso vai participar na Expolimia, em Xinzo de Limia, uma feira relacionada com a produção de batata».

batata_de_semente__2020_