Modo Férias (ON) 2021 | Academia4Makers

21 Julho 2021

No âmbito da programação da iniciativa férias "Em Modo-ON", a decorrer durante as férias letivas, realizou-se no Pavilhão Multiusos, em Montalegre, a primeira de três sessões levada acabo pela Academia4Makers. Esta ação - potenciada pela Rede de Casas do Conhecimento da Universidade do Minho, na qual está inserida a Casa de Conhecimento de Montalegre - foi acompanhada, de perto, pela vereadora da educação, Fátima Fernandes. Uma tarde de azáfama e de boa disposição onde dezenas de jovens puderam, entre outros desafios, criar uma máquina que faz bolas de sabão; fazer um jogo do galo em modo maker e explorar diferentes tecnologias de 2D e 3D.
Lembramos que o programa de férias "Em Modo-ON" está integrado numa atividade denominada "Montalegre, uma ideia da Natureza – Ambiente e Património" que, por sua vez, integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) promovido pelo município de Montalegre. Esta atividade tem como parceiros o Ecomuseu de Barroso, as Juntas de Freguesia de Salto e Cabril e tem como objetivo principal a inclusão educativa e social das crianças e jovens, potenciando o sucesso escolar através das aprendizagens informais, do reforço das literacias básicas e valorização cultural das crianças e jovens. Neste sentido, o PIICIE é financiado pelo Portugal 2020, através do PO Norte, e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu (FSE). Fique com alguns momentos onde imperou a boa disposição.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Vereadora da Educação do Câmara de Montalegre
«É uma nova atividade, diferente e para dar resposta a esta nova geração voltada para as novas tecnologias. Aproveitamos esta oferta da Rede de Casas do Conhecimento da Universidade do Minho. Tem por base a robótica e a impressão 3 dimensões. Vão experimentar diferentes materiais relacionados com a reciclagem que tanta importância tem. Os meninos estão entusiasmados e com toda a expetativa e curiosidade. É uma atividade diferente que pretende lançar sementes para o futuro com projetos que seria muito interessante serem desenvolvidos na escola. As atividades que oferecemos nas várias vertentes é sempre com a aprendizagem subjacente.»

Carlos Sousa | Academia4Makers
«A ideia foi trazer experiência de tecnologias diferentes. Não é propriamente o que se ensina nas escolas. Pretendemos dar a oportunidade às crianças de experimentarem e criarem coisas novas. A tecnologia é cada vez mais importante. Trabalhamos a área da eletrónica, da programação, da robótica e a que associamos à estampagem e à reciclagem de plásticos. Há uma grande curiosidade por parte das crianças.»

barra_fse_1_1024_2500

Academia Maker (27)