'Mexe-te nas Férias' 2023 | Encerramento

31 Agosto 2023

Terminou no parque de lazer do Rio Cávado, em Montalegre, mais uma edição do projeto "Mexe-te nas Férias", iniciativa lúdica que reuniu dezenas de crianças, entre os 3 e os 15 anos, do concelho de Montalegre. Estamos a falar de uma aposta que teve como objetivo principal a inclusão educativa e social das crianças e jovens, potenciando o sucesso escolar através das aprendizagens informais, do reforço das literacias básicas e valorização cultural das crianças e jovens. O fecho das atividades foi brindado com múltiplas surpresas.

O programa "Mexe-te nas Férias", promovido pela Câmara Municipal de Montalegre, visou proporcionar experiências em contexto de aprendizagem não-formal, pensando numa ocupação dos tempos livres no período de férias escolares. O programa de férias de Verão decorreu entre 10 de Julho e 31 de Agosto.
O "Mexe-te nas Férias" foi dividido em dois grupos de faixas etárias distintas:
- Crianças dos 3 aos 6 anos das 9h00 às 17h30
- Crianças dos 7 aos 15 anos das 14h00 às 17h30

LOCAIS

O programa teve a sua sede no espaço do Centro Escolar, em Montalegre, nas escolas do 1º Ciclo de Cabril e Salto, Ecomuseu - Espaço Padre Fontes, Biblioteca Municipal, Pavilhão Multiusos e Ecomuseu – Casa do Capitão desenvolvendo-se em diferentes espaços de acordo com as atividades propostas. Foi da responsabilidade dos pais/encarregados de educação o transporte das crianças para o ponto de encontro da atividade. Os pais/encarregados de educação das crianças, inscritas para almoço, marcaram e pagaram as refeições na sexta-feira anterior à semana da realização das atividades, na tesouraria da Câmara Municipal.

DEVERES

- Respeitar as instruções dos monitores durante o horário da atividade;
- Ser pontual;
- Respeitar os colegas de grupo;
- Respeitar as normas de funcionamento;
- Zelar pelo bom uso dos materiais e equipamentos, bem como não fazer uso indevido dos mesmos;
- Não se ausentar do local das atividades sem informar o responsável;
- Não levar para o Programa objetos de valor ou quantias de dinheiro avultadas, pois a organização não se responsabiliza pelo desaparecimento de objetos que não estejam à sua guarda;
- Avisar previamente o monitor quando, por razões de saúde, estiver condicionada a realização de certas atividades;
- Devem ir equipados com chapéu, roupa e calçado confortáveis, compatíveis com as atividades que irão realizar, sobretudo quando estas envolvam água;
- Devem levar água e lanche da tarde e manhã, conforme o período em que vão realizar as atividades;
- Comunicar à entidade organizadora, com pelo menos 24 horas de antecedência, a não comparência;
- Deixar uma caução, no montante de 10,00€ por inscrição/ atividade no exterior, reembolsável mediante apresentação/ participação.

MEMÓRIA

2022. Mexe-te nas Férias"

MONTALEGRE (MEXE-TE NAS FÉRIAS 2023) - NORMAS DE FUNCIONAMENTO

MONTALEGRE (MEXE-TE NAS FÉRIAS 2023) - ATIVIDADES (JULHO)

MONTALEGRE (MEXE-TE NAS FÉRIAS 2023) - ATIVIDADES (AGOSTO)

MONTALEGRE (MEXE-TE NAS FÉRIAS 2023) - NORMAS

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«A Câmara de Montalegre quer agradecer a todos os pais por nos terem confiado os seus filhos, dos mais pequenos aos maiores. Agradecer, também, a todos os colaboradores pelo empenho e pela dedicação. Foram todos excecionais no desenvolvimento das várias atividades que estiveram programadas. Houve sempre criatividade, dinâmica e carinho para com as crianças tendo consciência da responsabilidade que tinham. Neste dia de encerramento, onde a Câmara ofereceu um lanche, houve alguns privados que se associaram ao oferecerem alguns bens para este convívio final. Quero, também, deixar uma palavra de agradecimento por este gesto tão simbólico e ao mesmo tempo tão significativo. Isto é a verdadeira comunidade onde todos estão com o mesmo objetivo. Nas próximas interrupções letivas cá estaremos para dar resposta aos pais que não têm retaguarda familiar.»

mexe_te_nas_ferias_2023__encerramento___3_
mexe_te_nas_ferias_2023__encerramento___7_