Piscina Municipal | Requalificação

14 Dezembro 2023

A Piscina Municipal de Montalegre vai voltar a estar ao serviço da comunidade depois de vários anos com a porta fechada devido «aos elevados custos de funcionamento». A presidente da autarquia, Fátima Fernandes, garante que a abertura está para breve. Um investimento que «incorpora novas tecnologias, com maiores ganhos de eficácia energética e de proteção ambiental». A obra, financiada pelo Portugal 2020, através do PONorte, e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) - através de candidatura à melhoria da Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local (Norte 2020) - ronda 1,5 milhões.

Está para muito breve a abertura da Piscina Municipal de Montalegre. Uma notícia que vai ao encontro dos desejos da população, com foco particular nas escolas e em quem pratica atividade desportiva. Com a empreitada iniciada este ano, a requalificação da Piscina Municipal visa melhorar o seu comportamento térmico, com a introdução de sistemas de energia renováveis como painéis de solar térmico e caldeiras a biomassa para AQS, sistema de produção de energia para autoconsumo e intervenções pontuais no interior de maneira a melhorar a funcionalidade dos espaços e acessibilidades.

EQUIPAMENTO DESPORTIVO RENOVADO

Com uma área bruta do edifício de 1.632,23 m2, a Piscina Municipal de Montalegre é constituída por uma piscina de 25 metros, um tanque de aprendizagem (piscina infantil) e áreas complementares: balneários, acessos, zonas dos funcionários, casas de máquinas e outras áreas técnicas. Ao tornar o edifício mais sustentável e ao melhorar a sua eficiência energética, assim como o conforto dos utentes, estes terão à sua disposição um equipamento desportivo com melhores condições para a prática desportiva e de lazer.
Fátima Fernandes referiu que «cumprido o objetivo de racionalizar os consumos de energia e aumento da eficiência energética com esta intervenção profunda, o concelho tem agora um equipamento desportivo renovado e mais eficiente, com excelentes condições para a prática de natação e atividades em meio aquático, tão importantes para o bem-estar e saúde da nossa comunidade».

INTERVENÇÕES

- Separação da nave principal da nave do tanque de aprendizagem;
- Nas fachadas pretende-se garantir o isolamento térmico das mesmas, bem como a aplicação de um novo acabamento de forma a proteger o isolamento colocado. Os vãos envidraçados são substituídos por caixilharia com vidro duplo e corte térmico adequados à função a que se destinam, que garantam o isolamento térmico e que mantenham a temperatura constante no interior;
- A reabilitação do edifício é essencialmente ao nível da sua envolvente opaca exterior, de forma a melhorar significativamente o seu comportamento térmico, a introdução de sistemas de energia renováveis, nomeadamente painéis de solar térmico para AQS, e intervenções pontuais no interior de maneira a melhorar a funcionalidade dos espaços e acessibilidades;
- Isolamento térmico do teto;
- Substituição da iluminação atual por iluminação LED;
- Instalação de coletores solares para produção de AQS;
- Instalação de Sistema de Produção de Energia Elétrica (painéis solares);
- Novos revestimentos de pavimentos e paredes interiores.

NORTE2020_FEDER

piscina_municipal__requalificacao_2023___1_