Património Agrícola Mundial | Visita de professor universitário

21 Março 2024

A presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, recebeu no edifício da autarquia Kazem Vafadari, professor na Universidade de Beppu (Japão). O estudioso está a percorrer vários territórios GIAHS (Globally Important Agricultural Heritage Systems), com o intuito de estabelecer intercâmbios. A autarca acolheu com entusiasmo esta visita ciente do potencial do concelho, reconhecido como Património Agrícola Mundial. O périplo do investigador irá percorrer Pitões das Júnias, Salto e Fafião sendo acompanhado por técnicos da autarquia, Montalvão Machado, presidente da ADRAT e Adelino Bernardo, coordenador do dossier "património Agrícola Mundial".

Kazem Vafadari, professor na Universidade de Beppu (Japão), destaca a importância de territórios como o Barroso que ostentam o selo de Património Agrícola Mundial: «o que vejo nesta região é muito importante. Estamos a falar de um setor vital. A agricultura familiar é a base para diferentes áreas. Mais de 70% do que consumimos sai deste trabalho. Lamento que os jovens não adiram, o que pode ser um problema no futuro». O investigador lembra o trabalho que tem produzido no âmbito da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) ao longo dos últimos 20 anos: «temos feito um trabalho meritório. Neste momento, estou a tentar conceber um curso de turismo que envolva 85 países distintos. A ideia é que 500 alunos estejam envolvidos. Queremos que o Japão consiga estreitar relações com a grande academia da Europa. Tenho expetativas com Montalegre. São pessoas jovens e interessadas.»

jfofhq__1_
jfofhq__9_